Notícias

Escolas da Paraíba recebem prêmio pelo resultado do IDEPB/2014

7 de janeiro de 2015

No Dia do Professor, escolas saem ganhando

A Secretaria de Estado da Educação da Paraíba (SEE-PB) premiou as 14 escolas melhores colocadas no Índice de Desenvolvimento da Educação da Paraíba (IDEPB/2014), sendo uma unidade por Gerência Regional de Educação (GRE). A data escolhida foi 15 de outubro de 2014, ocasião em que comemoramos o Dia do Professor. O evento ocorreu no auditório da Asplan, em João Pessoa, e contou com a presença de gestores, professores, gerentes executivos e técnicos da SEE.

Solenidade reuniu gestores, professores, gerentes executivos e técnicos da SEE (Foto: Secom-PB)

A solenidade foi presidida pelo secretário executivo de Estado da Educação, Flávio Romero Guimarães, o qual observou que o IDEPB não pode ser visto como um ranking entre as escolas. “Cada escola tem sua realidade e ela é múltipla. Cada uma deve ter seu Plano Pedagógico construído e retroalimentado a partir dos resultados da avaliação”, diz.

A gerente do Programa de Avaliação (PROAVA), Iara Andrade, lembrou que a história do IDEPB começou em 2011, com o foco na avaliação, tida como um momento de aprendizado. “Os resultados das provas de Língua Portuguesa e Matemática se entrelaçam com os questionários aplicados para professores e gestores e se complementam. Não fazemos uma leitura fria dos dados, mas transformamos os resultados em recursos para aprendizagem”, relata.

Os gestores e representantes das escolas premiadas receberam o troféu pela colocação no IDEPB. Foram agraciados o Centro Estadual Experimental de Ensino Aprendizagem Sesquicentenário, de João Pessoa, e as escolas Belmira Arruda Alcoforado, de Sertãozinho; Santo Antônio, de Campina Grande; Professora Luiza de Oliveira Melo, de Sossego; Maria Balbina Pereira, de Serra Branca; Seráfico Nóbrega, de São Mamede; Cônego Manoel Otaviano, de Olho d´Água; São Francisco, em Catolé do Rocha; Cônego Manoel Jacome, de São João do Rio do Peixe; Francisco Cícero Sobral, de Sousa; Professora Iracema Marques de Lima, de Princesa Isabel; João Fagundes de Oliveira, de Itabaiana; Joana Ivonildes Bandeira, de Pombal; Frederico Lundgren, de Rio Tinto; e a Escola Normal Cassiano Ribeiro Coutinho, de Sapé.

Premiados ressaltam que o incentivo da premiação engrandece às escolas (Foto: Secom-PB)

Após a entrega do troféu, a professora Ioneide Carvalho, da Escola Frederico Lundgren, disse que o prêmio é um grande incentivo porque engrandece às escolas e ressaltou que quando a família está presente na vida escolar do aluno é notório que o resultado da avaliação é melhor.

A aluna Júlia Sabino, do 9º ano da Escola Argentina Pereira Gomes, falou em nome dos estudantes. “Estamos comemorando o maior prêmio do país que é a educação”. Encerrando a solenidade, o gestor da Escola Maria Balbina Pereira, de Serra Branca, José Gregório, falou do seu orgulho em ter um filho do Cariri ali representado. “Tem gente valorosa nos torrões da Paraíba e isso tem sido evidenciado”.

Sobre o IDEPB

O Sistema de Avaliação da Educação da Paraíba (IDEPB) e as Metas para a Educação Básica constituem uma política do Estado cuja diretriz é assegurar a melhoria da qualidade do ensino e aprendizagem da educação pública.
O trabalho é baseado em estabelecimento de metas e em resultados que farão parte das ações de modernização da gestão pública da educação do Estado e tem como objetivo melhorar os indicadores educacionais e sociais.

Em 2014, foram avaliados 47.128 estudantes, em aproximadamente 682 escolas estaduais. Anualmente, são estabelecidos parâmetros de qualidade da educação da Rede Estadual de Ensino, levando em conta a média de aprovação dos estudantes a partir dos resultados em Língua Portuguesa e Matemática dos estudantes dos 5º e 9º anos do Ensino Fundamental, da 3ª série do Ensino Médio e 4ª série do Ensino Médio Normal.