Notícias

Provas do Avaliando IDEPB são aplicadas na Rede Estadual de Ensino nesta quarta e quinta-feira

14 de setembro de 2016

Avaliação atende à demanda por diagnóstico e monitoramento da educação

Mais de 100 mil estudantes da Rede Estadual de Ensino, do 5º e 9º anos do Ensino Fundamental e da 1ª a 3ª séries do Ensino Médio, estão fazendo provas, nesta quarta (14) e quinta-feira (15), das disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática, do Sistema Estadual de Avaliação da Educação da Paraíba (Avaliando IDEPB), em 682 escolas.

A novidade para este ano é que o Avaliando IDEPB também está sendo aplicado para os alunos da 1ª série do Ensino Médio, já que, nos anos anteriores, somente os alunos dos anos finais das três etapas de ensino participavam da avaliação. Em 2015, foram avaliados 46.901 alunos.

Para o secretário de Estado da Educação, Aléssio Trindade, a introdução dos alunos da 1ª série do EM no processo de avaliação visa dar oportunidades a esses alunos, que ainda devem cursar mais dois anos até concluir o Ensino Médio, no sentido de trabalhar os conteúdos e aplicá-los, objetivando melhorar os resultados obtidos por eles na avaliação. O IDEPB é promovido pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Educação (SEE), em parceria com o Centro de Políticas da Educação (Caed), da Universidade Federal de Juiz de Fora, em Minas Gerais.

Durante a realização da avaliação, também são consideradas outras variáveis no âmbito pedagógico: gestão escolar, desempenho, perfil e formação pedagógica dos profissionais, planejamento curricular e estrutura física e organizacional da escola.

O Avaliando IDEPB tem o objetivo de estabelecer anualmente indicadores educacionais de qualidade, relacionados com a construção de aprendizagens significativas, com vistas à validação do Plano de Metas – IDEPB, por escola.

A leitura analítica dessas informações possibilita à SEE a redefinição de políticas de melhoria da qualidade do ensino e da aprendizagem contidas no Plano de Gestão Paraíba Faz Educação.

Com informações: Assessoria de Comunicação Governo da Paraíba