Notícias

Segundo semestre de 2014 é marcado por aplicação e divulgação de resultados

6 de janeiro de 2015

A avaliação foi composta pelas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática

Com o objetivo de prover o diagnóstico de desempenho estudantil para a promoção de melhorias na Educação, a Secretaria de Estado da Educação da Paraíba, em parceria com o Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF), avaliou os estudantes dos 5º e 9º anos do Ensino Fundamental, da 3ª série do Ensino Médio e 4ª do Normal, em setembro de 2014.

A avaliação, composta pelas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática, realizou-se a partir do Sistema Estadual de Avaliação da Educação da Paraíba, o Avaliando IDEPB. Aproximadamente 62 mil estudantes participaram da avaliação.

Aplicação dos Testes de Proficiência

A aplicação mobilizou profissionais de educação, que atuaram como aplicadores dos testes de proficiência e dos questionários contextuais, em setembro de 2014. Na oportunidade, o CAEd viabilizou a capacitação dos coordenadores estaduais e regionais para controle da qualidade das atividades relacionadas à aplicação. Os coordenadores de escola foram capacitados pelos coordenadores regionais, que dando sequência às ações, capacitaram os aplicadores – professores e profissionais da área.

Divulgação dos resultados do ciclo 2014

Os resultados referentes à aplicação realizada nesse ano foram divulgados em dezembro. A pronta disponibilidade visou à apropriação dos resultados e ao planejamento das intervenções pedagógicas para o ano letivo de 2015.

Para conferi-los, exige-se login e senha, previamente distribuídos pela Secretaria de Estado da Educação da Paraíba, por meio do Programa de Avaliação (PROAVA/GEEIEF), às escolas. No portal, é possível acessar os resultados de cada escola e aluno, como também, as Matrizes de Referência, os Padrões de Desempenho da Avaliação, as Coleções Pedagógicas do Avaliando IDEPB e as notícias relacionadas às avaliações externas.